Escolha uma Página

Lúmen, Candela e Lux ·

O universo do lighting design é um pouco complexo, mas para facilitar e garantir uma uniformização da informação nos projetos são utilizadas unidades padronizadas de mensuração como:

  • Potência total instalada (Watt | símbolo: W).
  • Fluxo luminoso (Lúmen | símbolo: lm).
  • Nível de iluminância (Lux | símbolo: lx).
  • Intensidade Luminosa: (Candela | símbolo: cd).

Potência total instalada (Watt)

Soma da potência de todos os aparelhos instalados na iluminação do ambiente. Basta calcular a potência de cada luminária, multiplicada pela quantidade de unidades utilizadas, mais potência consumida pelos reatores, transformadores e/ou ignitores. Esse cálculo esta diretamente atrelado ao consumo que o ambiente consumirá de energia.

Watt: Unidade de medida de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). Equivale a um joule por segundo.

Fluxo luminoso (Lúmen | Símbolo: lm)

Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte. Trata-se da radiação total da fonte de luminosidade entre os limites de comprimento de onda (380 e 780m).

Lúmen: Medida de unidade do fluxo luminoso. Um lúmen é o fluxo luminoso dentro de um cone de 1 esferorradiano, emitido por um ponto luminoso com intensidade de 1 candela. É unidade padrão do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Nível de iluminância (Lux | Símbolo: lx)

Grandeza luminotécnica denominada iluminamento, trata-se de um nível de iluminação ou iluminância que a luminária produz no ambiente. Para indicar um fonte de luz que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância desta fonte utiliza-se a unidade Lux (Lúmen x m²). O instrumento que mensura esse fenômeno chama-se luxímetro. Esse aparelho é muito utilizado para analisar espaços que necessitam de uma quantidade mínima de lux (como cenas cinematográficas, laboratórios e estações de trabalho).

Luxímetro: Também chamado de medidor de luz, sua função é medir a intensidade da iluminação de forma precisa. Criado e patenteado por Walter D’Arcy Ryan em 1909.

Intensidade Luminosa: (Candela | símbolo: cd).

A intensidade luminosa é o Fluxo Luminoso irradiado na direção de um determinado ponto. Essa situação é denominada Candela, também unidade de medida do Sistema Internacional de Unidades (SI). Desde 1979 Candela é definida da seguinte forma: A candela é a intensidade luminosa, numa dada direção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540 x 1012 hertz e que tem uma intensidade radiante nessa direção de 1683 watt por esferorradiano.

Essa definição é baseada na correlação entre o fluxo de radiação emitida pela fonte de luz e a resposta do observador (estímulo ao olho humano).

Diferenciando na prática Lúmen, Candela e Lux:

Lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz. Já o Lux trata-se da incidência de luz de um ponto. Por definição 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado. A Candela é definida pela intensidade luminosa, seria a distribuição uniforme que incide de um ponto a um determinado local.

Unidades de medidas Power Lume

A Power Lume é uma fabricante de luminárias técnicas e decorativas LED nacional que prima por informar aos clientes e especificadores diversas informações técnicas de nossos produtos como: Classe de proteção do produto (IP), Índice de reprodução de cor (IRC) além de unidades básicas como unidade de potência do produto (Watt), fluxo luminoso (lm) e ângulo de abertura óptica (x°). 

Fontes: Wikipedia  Vivadecora